sexta-feira, 29 de abril de 2011

Na Mouraria canta um rufia, choram guitarras!

Acabei de chegar de Lisboa, e o que pode resumir minha viagem é: PRECISO me mudar pra lá!

O Hostel onde eu fiquei, é aos pés do Castelo de São Jorge na divisa entre a Mouraria e a Alfama, dois dos bairros mais tradicionais de Lisboa e possivelmente dois dos mais tensos (dos bairros centrais).

Cheguei lá por volta da meia noite e já saí com um pessoal Lisboeta que tinha ido lá pra fazer a noite de Bossa Nova que havia acabado de terminar.Fomos a um micro bar perdido no meio das ruelas da Alfama, o lugar devia ter uns 10 metros quadrados, e umas 25 pessoas la dentro.Quando chegamos, dois africanos estavam tocando conga e todos estavam dançando de jeitos feios!=D
Fino vai, fino vem (Fino em Portugal não é maconha, é chopp) e de repente um mineiro estava tocando forró!La pelas tantas alguém puxou um fado, e quando eu percebi estava cantando Trem das 11 com entonação fadística e sotaque luso!
Um gajo nos chamou para ir a outro micro bar, então eu e Gonçalo (um puta gaitista que toca bossa e chorinho e tango e tudo o que vc imaginar) -que embora tenha nome de velho, não o é- fomos a essa outra tasca (tasca é pequeno restaurante familiar,mas tambem serve pra botequinhos como esses).Chegando lá, havia um Russo tocando canções russas no violão sendo acompanhado por um senhor na guitarra portuguesa!O Gonçalo sacou a gaita, eu me apropriei de um cavaquinho com apenas duas cordas e o talento+alcool fizeram o resto. A certa altura o russo começou um blues, e nesse momento minha primeira noite Lisboeta foi consgrada como uma das melhores da minha vida... Cantei um fado com empostação de blues e os gajos compraram a idéia e piraram junto comigo!@_@
6 da manhã eu e o Gonçalo saimos procurar comida, e porque Deus me ama muito, por acaso o sol nascia quando passavamos em um mirante, e eu vi o dia nascer na Mouraria.(e não achamos comida).
 As 9hs da manhã eu estava em pé, e não imaginava que Lisboa é a Disneylandia das escadarias.Esse vídeo ilustra o que eu quero dizer:

A tarde fui com duas garotas dos EUA para Sintra,uma cidade cheia de castelos perto de Lisboa. Acontece que o lugar era cheio de grutas absurdamente frias,molhadas e escuras,a foto abaixo mostra o poço de saída de uma das grutas:

No dia seguinte, acordei cedo e fui andar pela Alfama, me perdi nas ruas todas,nem sei como consegui voltar pro hostel depois, só sei que fui agradavelmente surpreendida.Desci até o cais e qual nao foi minha felicidade suprema ao dar de cara com nada mais,nada menos, que o MUSEU DO FADO!!

 Nem preciso dizer que chorei de alegria la dentro né?



[A SER CONTINUADO]

3 comentários: